quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O saber não ocupa lugar !


Outros nomes vulgares: Robalote; Chaliço
Nome científico: Dicentrarchus labrax ( Linnaeus, 1758)
Classe: Actinopterygii
Família: Moronidae
Habitat: Água Salgada Costa Portuguesa
Descrição: Espécie costeira, vive até 100 metros de profundidade, em zonas rochosas, geralmente em águas bem oxigenadas. Penetra nos estuários, conseguindo suportar variações de salinidade e temperatura. Deslocam-se em cardume desde o fim da sua vida larvar. Os juvenis agrupam-se com indivíduos de dimensões semelhantes, mesmo que se trate de exemplares de outras espécies. Predadores eficazes, deslocam-se com agilidade e rapidez, alimentando-se de pequenos peixes, crustáceos e invertebrados. A reprodução ocorre durante a Primavera e Verão. Em Portugal o robalo é pouco abundante, e as populações existentes encontram-se em regressão, devido fundamentalmente aos efeitos da pesca comercial, através do arrasto pelágico e de fundo, redes de emalhar e aparelhos de anzol. Outros factores de ameaça são a pesca desportiva e a captura de juvenis selvagens para utilização nas pisciculturas. É por isso considerada uma espécie ameaçada, com o estatuto de conservação de “Comercialmente Ameaçado”. Este estatuto significa que, embora actualmente não esteja ameaçado de extinção, encontra-se sujeito aos efeitos de sobrepesca, necessitando de um controlo da exploração. Por isso, em Portugal foi estabelecido um tamanho mínimo de captura, bem como a malhagem mínima para as redes de arrasto e de emalhar. Impõe-se ainda a protecção dos habitats de crescimento de juvenis, como os estuários, rias e lagoas litorais.
Comprimento máximo: 103 cm
Distribuição geográfica: Oceano Atlântico oriental desde a Noruega até ao Senegal; Mar Mediterrâneo e Mar Negro

Para quem gosta de pesca embarcada !


Para quem gosta de pesca embarcada fica aqui o contacto do mestre lô da ericeira
da embarcação "airinho" .
Telemóvel: 919795014
telefone fixo: 261864289
Goze de um dia de pesca no mar !
Vai ver que não se arrepende !
Boas pescarias !

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A rampa da ericeira !







É com desagrado que escrevo sobre a rampa da ericeira , sem falar do pontão em si ! ( se pontão lhe podemos chamar porque acho que o melhor nome é " molhe de pedras amontoadas " !



Já ninguem acredita em ninguem nem se pode ouvir falar em obras , é que já se ouve a palavra obras a alguns .....ANOS.....e continua tudo no mesmo uns dizem "é este mês ", é pró ano " , ou "estão a chegar ".... a conversa é sempre a mesma e o certo é que o pontão continua a gozar da sua "reforma"...



E a rampa ja faltou mais para se "reformar " está uma desgraça, uma vergonha ,onde já não é a primeira vez , nem a segunda que se viraram barcos felizmente sem mortes , mas o mesmo não se pode dizer do pontão em que já se registou ainda a pouco tempo uma morte , mas mesmo assim continua tudo igual , mesmo depois da morte e de andarem tecnicos a vistoriar o pontão nada feito!!!



Fica aqui o alerta para que se faça alguma coisa no pontão da ericeira !!



MAS NÃO QUEREMOS PROMESSAS , QUEREMOS OBRAS !!!!!!!!!!!!!!

Trigo Morais !







Como esta escrito no meu perfil , tambem gosto de pescar nas barragens e tenho como a minha favorita a barragem trigo de morais , uma barragem linda !



Ja a algum tempo que não lá ia , e quando cheguei qual o meu espanto quando dou com muito lixo ! Mas muito lixo mesmo ... desde latas , sacos de plástico..e outras coisas mais ..mas passando á frente desta TRISTEZA lá tive mais um dia fantástico com a minha mulher e com alguns amigos ...Mas antes com paragem obrigatoria em alcáçer do sal .



Tirei algumas carpas e passei um dia lindo ...Aqui ficam algumas fotografias desse dia !



quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Amostras !


Em relação ás amostras gosto muito das marias !

Não sei se foi por ouvir falar primeiro nelas ou outra coisa ..mas são as que me chamam mais á atenção apesar de saber que as rapalas tambem provam bem pelo seu nome ...( pelo menos pelas histórias que oiço de certos pescadores mais exprientes neste tipo de pesca ) .

E no mercado o que não falta são amostras de todos os tamanhos , tipos , feitios e cores...etc..

O meu primeiro robalo !


quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O Spinning 1

O Spinning ! Começei a pescar ao spinning á sensivelmente á um mês ..ja tinha ouvido falar mas nunca antes o tinha praticado, e digo-vos é uma pesca linda e uma sensação unica ..depois de ter ido umas 4 vezes e depois de tanta hora e tanta paciência e de algumas amostras perdidas , lá consegui tirar o meu primeiro robalo..!Não era muito grande mas deu-me uma enorme alegria..muita mesmo,Tinha um quilo e meio mas deu-me mais de um quilo e meio de prazer ....

O começo !

Bem ...criei este blog para todos aqueles que gostam de pesca , para partilhar alguns dos meus momentos de pesca e para dar a conhecer aos que estão a iniciar na sua vida estes saborosos momentos , que só quem passa por eles sabe do que estou a falar..